A chefe de cozinha Paola Carosella se envolveu em uma discussão no Twitter após ter criticado o nuggets feito por uma impressora 3D do KFC . A jurada do “MasterChef”, que defende o uso de alimentos naturais, disse que as comidas ultraprocessadas são danosas para saúde e causam obesidade. Depois dessa fala, muitos usuários da rede social criticaram a cozinheira por associar maus hábitos alimentares a pessoas gordas.
“Paola, você falou sobre a alimentação saudável e se referiu como aquela que ‘não nos deixa obesos’, então logo você reforça esse discurso de combate à obesidade”, escreveu a nutricionista Fernanda Immamura na rede social. “Não entendo porque não parar ali, em comida que não produz miséria. Quem fala sobre alimentação saudável precisa ter o cuidado redobrado de não reforçar estereótipos, como o de que pessoas gordas existem em tais corpos porque não comem comida saudável”, completou a pesquisadora em saúde Beatriz Meck.
Paola vc falou sobre a alimentação saudável e se referiu como aquela que “não nos deixa obesos” então logo vc reforça esse discurso de combate a obesidade. No meu tuite anterior expliquei a relação do que eu e a @biaklimeck falamos. https://t.co/8qzpdyFyCD
— Fernanda Imamura (@fernandaimamura) July 23, 2020
Não entendo porque não parar ali, em comida que não produz miséria. Quem fala sobre alimentação saudável precisa ter o cuidado redobrado de não reforçar estereótipos, como o de que pessoas gordas existem em tais corpos porque não comem comida saudável.
— beatriz (@biaklimeck) July 22, 2020
A chefe de cozinha debateu esse assunto com as duas na rede social e defendeu seu ponto de vista. “Eu falei obesos, não gordos. Você acompanha os índices de obesidade das crianças no Brasil? A ONU a define com a ‘nova fome’ crianças obesas diabéticas, subnutrida e Intoxicadas com comida de merd*! Vamos gente! Não estou falando de padrões de beleza aqui!”, Paola rebateu.
Muitos seguidores entraram na discussão com Paola e a chefe de cozinha argumento que estava defendendo o direito de acesso a uma alimentação saudável, com ingredientes naturais, que respeitem o meio ambiente, a cultura e as populações locais. ” Oh caramba! Comida é direito, é sabedoria, é cultura, é família, é construção de sociedades sadias, é economia sustentável, é educação, é tempo compartilhado, é carinho. Quem falou em combater obesidade? Que distorção absurda”, ela escreveu.
Por outro lado, o que Beatriz e Fernanda explicaram é que é preciso ter cuidado ao falar sobre obesidade e alimentação saudável, para não reforçar o estigma de que pessoas gordas não são saudáveis e que se alimentam mal. São duas discussões importantes e os dois lados tem pontos que merecem reflexão. Também temos que reforçar que, mesmo tendo discutido na internet, tanto Paola quando Fernanda concordaram que os ultraprocessados não são uma boa opção.
Oh caramba ! Comida è direito è sabedoria è cultura è família è construção de sociedades sadias è economia sustentável è educação è tempo compartilhado è carinho quem Caranguejos falou em combater obesidade !!!! Q distorção abusurda pela amor de deus https://t.co/ThxJVij6oX
— Paola Carosella ⚡️+ @winniebueno (@PaolaCarosella) July 23, 2020
Que insanidade! A defesa pela democratização da alimentação saudável e do meio ambiente virou gordofobia onde minhas deusas??? Menos!!! Por isso a gente não segue, não há foco!
— Thaís Dumêt (@thaisdumet) July 23, 2020
Esse tweet é absurdo mas é só o que várias pessoas pensam: Que gordo acorda bebendo refrigerante, almoça comendo fast food e vai dormir abraçado em pizza. Isso tá completamente descolado de qualquer realidade, é imaginário construído com base em muita mas MUITA gordofobia. https://t.co/59VZMbJ7PP
— Nati Barchet (@lufanista) July 23, 2020