O presidente do TSE, ministro José Roberto Barroso, decidiu que os prefeitos deverão aguardar

Pelo menos 104 municípios brasileiros, sendo sete deles no interior de Minas Gerais, poderão sofrer mudanças em relação aos prefeitos eleitos no último pleito. São candidaturas sub judice no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que acaba de decidir que enquanto não haver trânsito em julgado, não se poderá dar posse a estes políticos.

De acordo com o Jornal Estado de Minas, em 2020, o número de prefeitos em situação indefinida aumentou mais de 40% na comparação com o pleito de 2016, quando 71 candidatos eleitos ainda precisavam regularizar suas situações com a Justiça Eleitoral.

Segundo o TSE, caso as impugnações dessas candidaturas venham a ser confirmadas depois do dia 1º de janeiro de 2021, essas cidades terão novas eleições.

Japaraíba

Em nossa região, o caso mais próximo é o da cidade de Japaraíba, onde o prefeito eleito com mais de 62% dos votos está impedido de assumir, por conta da ficha limpa.

Rogério Lacerda aguarda o resultado dos recursos impetrados na justiça eleitoral e, caso se confirme seu impedimento, nem o vice assume, nem o segundo colocado. O presidente da câmara, a ser eleito na primeira reunião ordinária, é quem deve tomar o cargo de prefeito interino até a realização de novas eleições.

- Anúncio -
- Anúncio -