A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – Subseção Lagoa da Prata, está inaugurando um projeto chamado “Direito na Escola”, com o objetivo de ministrar aulas da disciplina aos alunos de escolas públicas e particulares do município. O projeto é social, sem qualquer finalidade lucrativa e sem ligações com política ou outras entidades.
A iniciativa está sendo gestada há nove anos na OAB, mas devido à pandemia e a burocracia e preparativos necessários para implantação (como o treinamento de professores, por exemplo), ele está sendo lançado agora em 2022. Lagoa da Prata é uma das cidades pioneiras e a expectativa é muito positiva, conforme explica o presidente da OAB subseção de Lagoa da Prata, Ailton Silva.
“Nos temos aqui uma comissão voltada ao Direito na Escola, que já está atuando e ministrando aulas em algumas unidades. Isso vai ajudar muito os nossos estudantes, que vão sair da escola com uma noção bem melhor de seus deveres e de seus direitos perante a sociedade”, afirma o presidente.
“Em Lagoa da Prata, embora o projeto esteja sendo lançado agora, ele está na frente de várias comarcas da região. As aulas inaugurais estão sendo realizadas nas escolas que se interessaram pelo projeto e depois vamos passar pras aulas efetivamente do ensino do direito”, conclui.
Duas escolas já fazem parte do projeto
O presidente da comissão Direito na Escola em Lagoa da Prata, Uilian Duarte, contou como funciona a o projeto:
“Ele visa levar noções básicas de direitos e deveres para as salas de aula. Estas aulas são ministradas por advogados e bacharéis em direito, que vão às escolas públicas e privadas ensinar as mais diversas áreas do direito”, explica.
Até o momento, a escola Chico Rezende e o Colégio Águia de Prata foram as duas primeiras instituições de ensino a participar do projeto. A intenção é alcançar toda a comunidade escolar. “Nós temos material para lecionar aulas inaugurais do quinto ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio. Então pretendemos abranger todas as escolas da cidade”, declarou o presidente da comissão.
A comissão envolvida no projeto em Lagoa da Prata tem seis integrantes: o presidente dr. Uilian, o vice presidente dr. Otavio Tavares, dra. Dirce, dra. Andreia, dra. Roberta Mariano (que também acumula o cargo de presidente da comissão de Mulher Advogada na subseção de Lagoa da Prata) e o professor colaborador Henrique Rodarte.
As escolas que tiverem interesse em participar do projeto poderão fazer contato pelo instagram @direitonaescola.lagoadaprata, mas, de acordo com o dr. Uilian, todas serão procuradas para abrirem suas portas à iniciativa.