Joana Lobato

O Governo de Minas Gerais celebra o Dia do Artesão desde 2004, em parceria com o Sebrae Minas, com exposições temáticas em homenagem a São José, realizadas todos os anos. O Dia do Artesão foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em todo o mundo no dia 19 de março, data consagrada a São José, por ser considerado o padroeiro do ofício.

Durante a 7ª Semana do Artesão Mineiro, deste ano, será reeditada a exposição “São José – o artesão”, originalmente realizada em 2005, como parte do projeto turístico “Minas Santa 2024”, edição em que a Lagopratense Joana Lobato esteve presente, dezenove anos atrás, e agora marca presença no Palácio da Liberdade em Belo Horizonte.

“O convite para participar da exposição no Palácio da Liberdade foi muito especial. Não só pela importância do evento, mas pelo simbolismo que representa para os mineiros esse lugar na nossa história.”, disse a artista, que trabalha já há vários anos com artesanato sacro, especialmente estandartes e oratórios.

Para este ano, mais de 50 artesãos de 32 municípios de diversas regiões do estado foram selecionados, totalizando 70 obras na exposição, que serão exibidas de 19 a 31 de março de 2024, com outras obras sendo direcionadas para uma vitrine especial no Centro de Artesanato Mineiro.

A cerimônia contará com a presença dos artesãos expositores e demais artesãos do estado convidados para a ação, em um evento fechado para aproximadamente 250 convidados, onde será oferecido um coquetel na área da tenda do Palácio da Liberdade.

“A semana do artesão é importantíssima para movimentar e trazer novos negócios para os artesãos mineiros, uma vez que é uma parceria entre o governo do estado de Minas , a secretaria de estado de desenvolvimento econômico, Sebrae MG e Secretaria de Cultura e Turismo.”, finaliza a artista.

Entrada publica
Para o público geral, a exposição terá início a partir do dia 20 e irá até o dia 31 de março. A entrada é gratuita.

Geração de renda
A exposição não só promove a arte e cultura mineira, mas também oferece oportunidades de geração de renda para os artesãos. Todas as peças estarão disponíveis para venda após o evento. Além disso, as obras não selecionadas para a exposição principal serão exibidas em uma vitrine especial no Centro de Artesanato Mineiro (Ceart-MG), proporcionando uma plataforma adicional para comercialização. Com essa iniciativa, mais de 30 artesãos terão suas obras expostas, totalizando mais de 115 peças disponíveis para compra.

Incentivos e apoio ao Artesanato Mineiro
Além da realização do evento, são promovidas iniciativas como feiras, capacitações, workshops e exposições para expandir o acesso do artesanato mineiro a novos mercados, gerando emprego e renda. Em 2023, mais de 3,1 mil artesãos participaram de 26 eventos, resultando em aproximadamente R$ 3,4 milhões em vendas. A emissão da Carteira Nacional do Artesão, já distribuída para 11 mil artesãos em 481 municípios, é uma medida fundamental para implementar políticas públicas e proporcionar oportunidades de renda. Os dados cadastrados revelam que a atividade artesanal corresponde a quase 30% da fonte de renda familiar dos artesãos, destacando a importância do setor na economia local.

Programação da 7ª Semana do Artesão Mineiro:

19/03: Abertura da exposição “São José – o Artesão” – Palácio da Liberdade (Praça da Liberdade, s/nº, Funcionários – Belo Horizonte/MG)

20/03 / 14h às 18h: Oficina de design para artesanato “Como estimular meu processo criativo” – Centro de Arte Popular (Rua Gonçalves Dias, 1608, Lourdes – Belo Horizonte/MG)

20/03 – 31/03: Exposição “São José – o Artesão” (para o público). Horário de Visitação: terça a sexta das 12h às 17h30 (última entrada às 17h) | sábados, domingos e feriados das 10h às 17h (última entrada às 16h30) – Palácio da Liberdade (Praça da Liberdade, s/nº, Funcionários – Belo Horizonte/MG)

21/03 / 8h às 17h – Oficina “Pintura de Agulhas / Pontos básicos para iniciantes em bordados” – Centro Administrativo de Sacramento (Rua Coronel Teodoro Rodrigues da Cunha, nº 512, Centro – Sacramento/MG)

22/03 / 16h – Palestra “Venda afetiva: como alinhar história e argumento de venda no produto artesanal” – Centro de Arte Popular (Rua Gonçalves Dias, 1608, Lourdes – Belo Horizonte/MG)

22/03 / 19h – Entrega de Carteiras Nacional do Artesão e palestra “A Origem como fator de diferenciação no artesanato” – Escola Municipal Conjurados (Rua Moreira da Rocha, nº 440, Centro – Resende Costa/MG)


- Anúncio -