Foto: acervo da Festa do Rosário de Luz

Igreja cancela Festas do Rosário na Diocese de Luz

O Bispo Diocesano de Luz, Dom José Aristeu Vieira, emitiu uma nota nesta terça-feira, dia 12 de maio, anunciando o cancelamento das Festas do Rosário na Diocese, em decorrência da pandemia de Covid-19.

O comunicado foi endereçado aos fiéis devotos de Nossa Senhora do Rosário e membros das irmandades do Congado/Reinado e afirma que a decisão partiu da orientação da assessoria diocesana.

“Não podemos, por certo, criar expectativas irrealistas que desrespeitem as medidas cautelares das Secretárias Municipais de Saúde ou coloquem em risco a vida de tantas pessoas que participam intensamente das festividades religiosas e culturais em nossas paróquias.

Pedimos a todas as irmandades e associações, que divulguem e notifiquem esta decisão unânime e compartilhada pelos padres, congadeiros e congadeiras da Diocese de Luz”, diz o documento (íntegra no fim da matéria).

A decisão considera o agravamento da situação envolvendo a pandemia em todo o país e afirma que representa a consciência e prudência para não colocar vidas em risco.

A Festa do Rosário ou Festa do Reinado é uma tradição centenária na Diocese, onde celebram os santos: São Benedito, Santa Efigênia e Nossa Senhora do Rosário.
Na maioria delas, as festividades iniciam na quinta-feira, com a alvorada festiva.

Geralmente são comemoradas entre os meses de agosto e novembro. A noite há procissões, missas e bênçãos. Durante todos os dias há apresentações dos diversos reis festeiros, congos e cortes.

Sempre nos domingos, último dia da festa, ocorrem mais procissões, com as congadas, reis, rainhas e mordomos das bandeiras. Em seguida, o descimento dos mastros. O encerramento acontece nas Igrejas matrizes, onde os padres dão a bênção final para todos os participantes.

- Anúncio -