Artista plástico mostrou toda sua técnica durante o curso de entalhe artístico em madeira

O artista plástico lagopratenses Sérgio Monteiro de Castro ministrou uma oficina de entalhe geométrico durante o Festival de Inverno de Ouro Preto, ocorrido no último mês de Julho.

O curso – com duração de três dias, teve como objetivo desenvolver técnicas e habilidades na arte do entalhe artístico. Sérgio apresentou as infinitas possibilidades de lidar com a madeira.

Em abril deste ano, foi ao ar pelo programa da rede Globo “Terra de Minas” uma reportagem mostrando o trabalho do artista, que escolheu nossa cidade para viver. Em seu atelier, Sérgio apresentou a diversidade de uma arte rara, a partir do entalhe em madeira. Seu trabalho está em muitos estados brasileiros e seu talento já está representado em países como a Turquia, Estados Unidos e Inglaterra.

“Esta didática eu fui descobrindo com o tempo. Eu olho para uma árvore e sinto a sua energia. É tudo uma questão de observação. Eu comparo a madeira com gente. Como nós lidamos com a madeira e com as pessoas; os limites, até onde podemos ir e o modo de inclinação do formão. A madeira tem um veio e tem um jeito certo de entrar com o formão. Exatamente como as pessoas, temos de entender a madeira, pois se não respeitarmos suas linhas e contornamos seus nós, os ângulos de entrada e saída, sua dinâmica, lascamos a madeira”.

Sergio Monteiro de Castro – Artista Plástico

 

O Festival

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, que começou na década de 70, aconteceu este ano de 06 a 22 de Julho, reunindo eventos de música, cinema, artes plásticas, apresentações de teatro e dança, exposições, mostras de filmes, intervenções urbanas, mesas de debate, trilhas na natureza, oficinas artísticas e várias outras culturas inclusivas.

- Anúncio -