A manhã de sábado do dia 25 de agosto foi muito especial para a comunidade de Moema. A 1ª. Feira do Empreendedorismo Escolar de Moema movimentou a cidade e encantou milhares de pessoas que foram de perto conhecer e provar as delícias como doces, conservas, bolos, pães de alho, farinha, rapadura e saborosas quitandas, preparadas pelos alunos das escolas municipais, do pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Como recompensa pelo esforço e dedicação, as crianças, além do intenso aprendizado recebido, terão a renda apurada com as vendas na feira, revertida em uma festa de formatura e uma viagem a Belo Horizonte.

Numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Moema, através da Secretaria de Educação e em parceria com o Sicoob Crediprata e o Sebrae/MG, a feira representou o ponto mais alto do Programa Cultura Empreendedora iniciado em 2017, com a capacitação dos professores do ensino fundamental, seguido do seu desenvolvimento no primeiro semestre deste ano. Com o objetivo de disseminar o empreendedorismo nas escolas, formando professores e despertando para novas possibilidades no processo escolar, o resultado esperado é desenvolver na criança habilidades empreendedoras que contribuirão para sua inserção no mercado de trabalho.

O Prefeito Julvan Lacerda falou, em entrevista para a Rádio Tropical, sobre a importância das parcerias para realização do projeto: “Este é um momento de união de forças. O Sebrae e o Sicoob Crediprata estão dando total apoio à prefeitura para a realização deste programa, a fim de despertar a cultura empreendedora nas nossas crianças, que são o futuro da sociedade”.

O analista técnico do Sebrae, Denis Magela da Silva, reforçou a importância de se trabalhar com as crianças a cultura empreendedora: “A cultura empreendedora e a educação cooperativista é um programa do Sebrae, que implementamos junto com os municípios em busca do desenvolvimento local” e avisa: “Trabalhamos aqui em Moema com a rede municipal, mas já há interesse por parte do município, que esse trabalho se estenda para a rede estadual”.

Para a gerente do Sicoob Crediprata em Moema, Renata Lobato, “a parceria na realização da feira é motivo de alegria e maior proximidade com a comunidade. É uma oportunidade de nos aproximarmos da comunidade, mostrando que os objetivos do Sicoob Crediprata vão muito além de gerar soluções financeiras”.

DEPOIMENTOS:

“A Feira é resultado da busca por uma metodologia focada em empreender, liderar e aproveitar as oportunidades que o mercado oferece. Com ela é possível desenvolver noções de finanças e comércio, trabalhar os conceitos de ética e cidadania, melhorar a valorização dos produtos regionais e sua cultura, bem como o manuseio de semeadura, plantio, colheita, além dos cuidados com o meio ambiente”.

Ednamar Assunção – Secretária de Educação do Município de Moema

 

“Acompanhando os trabalhos realizados na feira, pude perceber que não basta apenas ter vontade para se tornar um empreendedor. Para chegar ao sucesso é preciso contar com orientação e preparação adequada, missão essa da “Escola” que além de preparar os estudantes para o mercado de trabalho, forma cidadãos críticos e conscientes que no futuro contribuirão como agentes de mudança na sociedade em que vivemos. Na oportunidade agradeço  a toda equipe Venina Gomes pelo convite para  ser uma colaboradora dessa feira de grande sucesso!”

Tatiana Rogéria da Silva – mãe de Gabriela do 4º. Ano da Escola Municipal Venina Gomes

 

“Idealizamos o Empreender a partir do cultivo das hortaliças, considerando a faixa etária das crianças do CEMEI. Acredito termos atingido 100% dos objetivos propostos, além da adesão de toda a equipe. Estamos promovendo aulas práticas de culinárias muito saborosas e interessantes com as crianças.

 

Renata Lilian Ferreira Nunes

Supervisora do CEMEI Geraldo Ferreira da Costa

 

 

“Gostei muito de participar do projeto, aprendi que nada é fácil, mas que com planejamento conseguimos alcançar o nosso objetivo e tivemos lucro”.

Letícia Assunção  – 5º ano E.E. Quincas Lacerda

 

- Anúncio -