O laboratório MicroQuality UFMG, que desenvolve tecnologias na área de microbiologia de alimentos, tem um novo parceiro: a Grotadas A2A2 – Queijaria e Laticínios, que produz leite de vacas com alelos A2 para β-caseína. Esses alelos estão associados à possibilidade de benefícios para a saúde humana, como menor ocorrência de alergias.
As pesquisas coordenadas pela professora Bruna Maria Salotti de Souza, Professora do Departamento de Tecnologia de Produtos de Origem Animal da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), terão início no segundo semestre de 2023 e visam avaliar as propriedades físico-químicas e microbiológicas do leite A2, além dos efeitos do leite A2 em testes in vivo.
O Microquality UFMG também busca estabelecer parcerias com a indústria e outras instituições de pesquisa, visando transferir tecnologia, promover a inovação e impulsionar o desenvolvimento econômico e social por meio da aplicação prática dos conhecimentos gerados no projeto.
Quem é Bruna Maria Salotti de Souza
Doutora em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista, Campus de São José do Rio Preto, mestre em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Estadual Paulista, Campos de Jaboticabal, graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília. Professora adjunta na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal (DTIPOA). Atuou como gestora de qualidade na Dagranja/Marfrig e gestora de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos no Frigorífico Prieto, foi docente e subcoordenadora no Centro Universitário de Rio Preto e docente e coordenadora no Centro Universitário do Norte Paulista ambos no curso de Medicina Veterinária.