Na última sexta-feira, dia 27 de Setembro, por volta do meio-dia e meia, a Policia Militar foi acionada a comparecer na estrada que dá acesso ao distrito de Martins Guimarães, onde segundo a vítima, A. R.O.F, a mesma transitava pela referida estrada sentido à rodovia MG-429 quando, ao reduzir a velocidade para passar em um quebra-molas instalado em frente ao cemitério, percebeu que um indivíduo atirou um tronco de árvore em sua frente, obrigando-o a parar o veículo. Neste momento, segundo a vítima, dois indivíduos armados, possivelmente com revólveres calibre .38 saíram do meio do mato, um de cada lado e anunciaram o assalto.
A vítima desceu do veículo, sendo-lhe exigido pelos assaltantes que entregasse seus objetos pessoais, como relógio, cordão de ouro que estava em seu pescoço, certa quantia em dinheiro, cartões bancários e telefone celular. A vítima contou que por três vezes um dos autores provocou o segundo autor com os seguintes dizeres: “vamos dar um tiro nele”. Apesar do perigo, A.R.O.F. contou que pediu para não fazerem isso, tendo os autores mandado que o mesmo corresse para o mato.
Os assaltantes entraram no veículo e seguiram sentido à rodovia MG-429. Foi acionado o cerco/bloqueio nas cidades vizinhas, momento em que uma viatura de Santo Antônio do Monte se deparou com o veículo, vindo o autor a perceber a presença da viatura e abandonar o carro, saindo pulando vários telhados, quebrando diversas telhas e danificando várias residências. Após intensa fuga o autor foi alcançado e preso. O autor foi identificado como E.P.R, indivíduo oriundo da cidade de Belo Horizonte, com várias passagens criminais, tendo ele se recusado a dizer quem seria seu comparsa e onde o havia deixado.
Foram recuperados os cheques, o relógio e o dinheiro subtraído da vítima, além de um aparelho de telefone celular pertencente ao autor. O autor foi preso em flagrante delito.